Coqueiro vai bem com muda e adubação de qualidade

0
491

O que posso fazer para melhorar o desenvolvimento de dois pés de coco-da-baía, qual é o adubo mais recomendado para a cultura e quanto tempo leva para dar frutos?

Pedro Angelo de Moura
Lavras, MG

O coqueiro é uma planta originária de clima tropical, encontrando melhores condições de desenvolvimento em locais onde a temperatura média mantém-se em 27ºC e umidade relativa do ar em torno de 80%. Em condições climáticas desfavoráveis, principalmente quando a temperatura se aproxima de 15ºC, a planta não consegue expressar todo seu potencial produtivo. Já em condições adequadas de clima e solo e com uso de mudas de boa qualidade, a recomendação é fazer uma adubação química anual de 3 a 5 quilos por planta adulta. Também é importante fazer adubação orgânica anual com esterco, ou outra fonte, na quantidade de 10 a 20 quilos por coqueiro adulto. Em plantas adultas, o efeito da adubação ocorre a partir do segundo ano após a primeira realização. No caso de coqueiros jovens, as dosagens devem variar de acordo com a idade de cada planta. Indica-se aplicar de duas a três vezes na zona de coroamento uma mistura N-P-K a 20-10-20, por exemplo. Observe a necessidade de manutenção do solo úmido. Em se tratando de plantas jovens e da variedade utilizada, o início da produção ocorre em média a partir do terceiro e quarto ano de idade. Vale ressaltar que o uso de mudas de má qualidade pode comprometer os resultados do plantio.

CONSULTOR: HUMBERTO ROLLEMBERG FONTES, engenheiro agrônomo, pesquisador em fitotecnia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), Av. Beira Mar, 3250, Bairro 13 de Julho, Caixa Postal 44, CEP 49025-040, Aracaju, SE, tel. (79) 4009-1311, humberto.fontes@embrapa.br

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/