Natural e saudável

0
91

Água de coco é recomendada em casos de desidratação, para praticantes de atividades físicas e rejuvenescimento do corpo, porém não é adequada a todos

Na praia são comuns pessoas tomando água de coco verde. Durante períodos de calor, também em cidades que não estejam à beira-mar, a recorrência à bebida não é novidade. O gosto levemente adocicado e o prazer em degustá-la fazem com que a ingestão desse líquido natural seja desejada por muitos.

A água de coco tem a vantagem de ser um produto natural, não ter conservantes ou outros aditivos químicos. Mas, será que a água de coco pode trazer benefícios à saúde? É saudável para qualquer pessoa sua ingestão?

Para o endocrinologista, Alberto da Silva Dias Filho, por ser um alimento completo, saudável, hidratante e natural a água de coco é recomendada, porém com moderação. “Depois de uma caminhada ou atividade física é bom ingerir água de coco, mas não é recomendado fazer uma dieta baseada no líquido”, esclarece o médico.

Composição e benefícios

Conforme a doutora Marta Carvalho, nutricionista, pós-graduanda em Clínica Funcional e Esportiva, o líquido é composto basicamente de água, açúcares, vitaminas e minerais. Dentre os minerais ela destaca o potássio, que torna a bebida importante para quem pratica atividades físicas.

Outro mineral importante em sua composição é o manganês que compõe no ser humano a principal enzima antioxidante. Portanto, “ele é essencial para combater o estresse oxidativo, ou seja, previne envelhecimento e doenças neurodegenerativas, além de favorecer o crescimento normal de ossos”, completa a nutricionista.

A água de coco também é fonte de eletrólitos sendo muito utilizada no combate e prevenção à desidratação. “Em casos onde há diarréias e vômitos o seu uso traz muito benefício, pois ainda possui glicose” afirma a dra. Marta.

Também está presente no líquido a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também age como antioxidante. A nutricionista ainda destaca que o líquido é diurético, e auxilia quem está de dieta e com problemas de celulite. “Isso porque irá auxiliar a eliminação de toxinas e favorecer melhor aspecto da pele”, explica ela.

Contraindicações

A nutricionista alerta apenas que nem todas as pessoas que podem consumir indiscriminadamente a água de coco, pois ela possui alta concentração de sódio, potássio e açúcares. “Diabéticos, hipertensos e pacientes com problemas renais devem consumir a bebida com a orientação de um nutricionista ou médico”, recomenda.

Manuseio

Sendo um produto natural, a água de coco in natura, não está contaminada, conforme Geraldo Rosa, diretor de vigilância sanitária em Goiânia. Porém, segundo ele, as condições de manuseio, desde o transporte, armazenamento e temperatura, podem comprometer o produto.

“O instrumento utilizado para abrir o coco pode estar contaminado, mas não causar nenhum mal ao cliente, pois a bebida é geralmente consumida na hora não dando tempo para as bactérias se multiplicarem”, explica ele.

Por esse motivo Geraldo ressalta que, é importante observar as condições de higiene no local onde for comprar a bebida. “Principalmente, é preciso observar se a pessoa que manuseia o coco também é responsável pelo recebimento do dinheiro. Esses casos são complicados, pois as notas são fontes de bactérias”, afirma ele.

Segundo o diretor, a fruta é difícil de estragar, porém se desidrata naturalmente. Por isso, quando for comprar um coco verde para degustar a água, escolher os que estiverem com a casca brilhante e não estiverem com aparência de murchos.

Fonte: http://www.dm.com.br/