Beneficiamento da casca do coco verde

0
66

DESCRIÇÃO: A casca do coco verde é um resíduo que apresenta algumas características que podem gerar problemas ao meio-ambiente, tais como: pesada; não compactavel; demorada degradação; abrigo para transmissores de doenças. Diante desses problemas, desenvolveu-se um conjunto de técnicas para o beneficiamento da casca do coco verde, gerando produtos com boas características funcionais e comerciais, tais como substratos agrícolas (com diferentes granulometrias e para diversas culturas), fibras brutas, mantas entre outros.

PONTOS FORTES: Matéria-prima de baixo custo e com bastante disponibilidade nas regiões de consumo de água de coco. Produtos biodegradáveis e renováveis. Além disso, no caso do uso para o substrato agrícola, apresenta apresenta estrutura física vantajosa, proporcionando alta porosidade, alto potencial de retenção de umidade e elevado favorecimento da atividade fisiológica das raízes.

OPORTUNIDADES: Produtos com valores bastante competitivos, além de possuírem forte apelo ecológico. Além disso, a fibra da casca do coco verde pode ser utilizada na confecção de vasos em susbtituição ao Xaxim, produto já em extinção. Diminuição de resíduos nas cidades consumidoras de água de coco. Principais consumidores têm demandas de escala superior à capacidade produtiva das empresas. Aumento da demanda pelos produtos no mercado internacional.

Fonte: http://hotsites.sct.embrapa.br/proeta/tecnologias/processos/nordeste/beneficiamento-da-casca-do-coco-verde/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui