Plantação de coco no Pará é uma das maiores do Brasil

0
354

Coqueiral produz cerca de 90 milhões de frutos no ano.
Fazenda em Moju possui mais de 900 mil árvores de coco.

Um dos maiores coqueirais do Brasil fica localizado na cidade de Moju, no nordeste do Pará. São 911 mil coqueiros de coco seco espalhados em uma área de 5.600 hectares. Os frutos são colhidos aos milhares e a produção gera emprego e renda para várias famílias da região.

A extensão da plantação é tão grande que dentro da área do coqueiral existem 400 quilômetros de estrada de chão batido. O coqueiral foi plantado no município no final da década de 70, mas para que o local fosse escolhido foi feito um estudo sobre as condições de clima e solo da região.

Na região o clima é chuvoso o ano todo e a produção já dura mais de 30 anos. O clima é um dos principais fatores para o sucesso da produção do estado. Segundo o IBGE, em 2012, o Pará produziu 231 milhões de cocos, deste total 110 milhões saíram da fazenda de Moju.

“A região de Moju foi a região que apresentou as melhores características para o cultivo do coqueiro, especialmente pelas características de solo e clima”, explica o diretor técnico, Paulo Lins.

Em média, por dia, são colhidos 4 mil cocos, somando cerca de 8 milhões no mês, aproximadamente 90 milhões de frutos ao ano. Com a colheita anual, a empresa gera quase 800 empregos diretos.

Para manter a produção alta, é feito um controle de pragas. As plantas infectadas são examinadas e amostras são colidas para análises em laboratório de onde sem o diagnóstico e o tratamento. “A pesquisa é muito importante porque a partir do estudo de base do inseto, do acaro, você pode se fundamentar em um controle mais viável para a praga”, explica o engenheiro agrônomo Orlando Ohashi.

Fonte: http://g1.globo.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui