Conheça os benefícios do coco

0
181

Pesquisadores acreditam que o fruto é nativo de uma região da Ásia

TextoMaria Carolina Cristianini

No meio de um dia quente, tomar água de coco é tudo de bom. Mas como a água vai parar dentro do coco? Não é mistério! Ela se forma dentro da fruta.

Tudo começa quando uma semente surge no coqueiro e uma grande embalagem protetora para ela é produzida, formando a casca do coco. O embrião da semente fica alojado na polpa (a parte branca do coco verde), mas só isso não basta: o embrião precisa de nutrientes. É aí que entra a água de coco.

Quando a semente surge, substâncias nutritivas são produzidas pelo coqueiro e se misturam à água absorvida do solo. É dessa união que surge a água de coco, um líquido gostoso e nutritivo, rico em sais minerais.

À medida que o fruto amadurece, a água vira a polpa branca e comestível. Mais ou menos um ano se passa até que boa parte da água se torne uma polpa grossa e suculenta, completando a formação da semente. Superlegal, né?

SAIBA MAIS SOBRE O COCO

* O coco tem cerca de 15 centímetros de diâmetro e é coberto por uma casca verde, fina e resistente. A cobertura tem uma cera impermeável para que o fruto não estrague

* Por baixo da camada fibrosa fica o embrião da semente, hospedado na parte branca e mole do coco verde. Ali também fica a água. Conforme o coco amadurece, a água se transforma em polpa

* Por baixo da casca, há uma parte fibrosa. Quando o coco está maduro, as fibras podem ser arrancadas, mostrando uma camada seca e endurecida. Esse é o coco seco. A partir dele se faz o coco ralado.

VOCÊ SABIA QUE:

* Pesquisadores acreditam que o coco é nativo de uma região da Ásia, perto da Malásia ou da Indonésia?

* Quase tudo do coco pode ser aproveitado? A casca, por exemplo, é usada no artesanato e como combustível para caldeiras.

* Uma árvore pode dar cocos por até 80 anos?

DIRETO DO PÉ!

A árvore de onde vem o coco se chama coqueiro, tem até 30 metros de altura, folhas longas e é típica de lugares de clima quente e úmido. Por isso, cresce melhor em regiões próximas ao mar. O fruto se espalhou pelo mundo viajando pelo oceano. Como a parte externa de sua casca tem uma cera impermeável, o coco consegue flutuar e é carregado por correntes marítimas. O formato arredondado também ajuda na viagem, que pode durar até 4 meses.

Fonte: http://www.recreio.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui