Ceará é pioneiro no país em produção de coqueiros híbridos

0
1353

O coqueiro híbrido produz cinco vezes mais do que os dos países asiáticos.
Moradores de Amontada e Itarema comemoram a chegada da novidade.

O Ceará é pioneiro no Brasil na produção de coqueiros híbridos. A espécie produz cerca de 200 frutos por ano, cinco vezes mais do que os coqueiros dos países asiáticos, que lideram o mercado. Com isso, os brasileiros conseguem produzir mais em uma área menor.

Os coqueiros híbridos misturam as características do coqueiros anões verdes, que dá mais frutos por ano, e do coqueiro gigante da praia, planta nativa da costa brasileira, que pode viver mais de 80 anos. Dessa forma, o coqueiro híbrido vive, em média, 70 anos e produz 200 frutos por ano.

Na fazenda Cohibra, no município de Amontada, a 163 km de Fortaleza, existem 10 mil plantas matrizes anões e 1200 plantas matrizes dos gigantes.

O produtor Laerte Gurgel ressalta a importância do projeto: “nós [o Ceará] detemos o monopólio dessa tecnologia”. Atualmente, a Cohibra possui campos no Ceará e em Petrolina, em Pernambuco.

Melhoria de vida
Os moradores de Amontada comemoram a oportunidade. “Antes o povo aqui não tinha nem bicicleta. Andava de jumento. Hoje todo mundo anda de moto, alguns até de carro”, diz Marden Júnior, funcionário da Cohibra.

Em Itarema, no litoral oeste cearense, pequenos produtores se reuniram para produzir coqueiros híbridos e já comemoram os bons resultados. A safra vai de agosto a janeiro e garante trabalho a quase 3 mil pessoas na região.

Fonte: http://g1.globo.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui