Ataque de mosca branca em coqueiro

0
1226

Junto com a praga, ocorre o desenvolvimento de um fungo preto que cobre toda a face dorsal dos folíolos

Trata-se de alguma doença a presença de pelos brancos em meio às palhas de dois coqueiros que tenho em minha residência? Pode ser prejudicial à saúde de quem consome a água dos frutos?

João Valente
Recife, PE

O ataque de mosca branca deixa a face inferior dos folíolos (subdivisões das folhas de plantas vasculares) coberta por uma camada branca e serosa, ou por vários fios brancos alongados, translúcidos e açucarados, que se dissolvem ao serem tocados. Associado à presença da praga ocorre o desenvolvimento de fumagina, um fungo preto que cobre toda a face dorsal dos folíolos. As folhas atacadas adquirem, inicialmente, uma coloração esbranquiçada e, em seguida, enegrecida. Vista de longe, a planta apresenta uma coloração acinzentada ou prateada. Aqui, as moscas brancas têm causado sérios prejuízos a várias culturas de importância econômica e, mais recentemente, à cultura do coqueiro. É uma praga de difícil controle. Como medida paliativa, recomenda-se o uso de óleos vegetais emulsionáveis a 2%, ou de uma mistura com um óleo vegetal de cozinha a 2% mais detergente neutro a 1% (por exemplo: 200 mililitros de óleo vegetal mais 100 mililitros de detergente neutro em 10 litros de água). Dirigida para a face ventral dos folíolos atacados, local onde as moscas brancas ficam abrigadas, aplique a calda durante as horas mais amenas do dia e, em intervalos quinzenais, até a eliminação da praga. Há indicação de controle das moscas brancas com produtos químicos do grupo dos neonicotinóides, mas ainda não têm registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para uso na cultura do coqueiro.

Consultora: Joana Maria Santos Ferreira, pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Av. Beira Mar, 3250, Caixa Postal 44, CEP 49025-040, Aracaju, SE, tel. (79) 4009-1344, sac@captc.embrapa.br

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui