Água-de-coco, tudo de bom

0
257

Rica em nutrientes e com sabor sem igual, essa bebida hidrata o corpo e garante boa saúde. E o melhor: com baixas calorias, não compromete suas medidas!

Nos últimos tempos, a água-de-coco se tornou uma preferência nacional. Tanto é que foi-se a época em que só era prestigiada nas praias e durante o verão. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu bares, supermercados e restaurantes em garrafinhas e caixinhas.

E não é para menos. Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C (veja tabela na página seguinte). Por isso, é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.

Por não conter conservantes nem outras substâncias artificiais, pelo menos na versão natural, tem a vantagem de não provocar alergia e poder ser ingerida por qualquer um, com raras exceções. “Hipertensos e diabéticos devem ir com calma, pois em excesso fornece muito sódio e glicose. Pessoas com disfunções renais e retenção de líquidos também precisam consumir pouco, por causa do sal”, alerta a dra. Jocelem Mastrodi Salgado, professora de Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em Piracicaba (SP).

CURIOSIDADES
A água-de-coco é um bom remédio para ressaca, porque seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica. 
É empregada como conservante para córneas humanas destinadas a transplantes. 
Foi usada durante a II Guerra Mundial como soro fisiológico, sendo injetada na veia de soldados feridos para equilibrar os líquidos do organismo nas cirurgias de emergência. 
Considerada sagrada na ilha de Timor, no Pacífico Sul, e usada para abençoar as plantações.

DE OLHO NAS CALORIAS
Embora a bebida seja nutritiva, não dá para substituíla pela água. Afinal, o líquido possui valor calórico (mesmo baixo) – tem cerca de 20 calorias por 100 ml. Mais: as calorias mudam de acordo com a época de maturação da fruta – quanto mais madura, mais calórica.

“A ingestão moderada em uma dieta balanceada e saudável não prejudica o peso”, afirma Graziela Souza, nutricionista da Bio Ritmo Academia (SP). A especialista garante que uma boa pedida é trocar os sucos convencionais, normalmente engordativos, pela água-de-coco.

BENEFÍCIOS DE SOBRA
Em razão da sua composição muito semelhante à do soro fisiológico (tem quantidades de água e sódio parecidas), o líquido do coco é indicado para combater diversos problemas de saúde. Por exemplo, ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo. Ainda é considerado um eficiente diurético por eliminar o excesso de água do organismo sem alterar o nível de potássio, como fazem os medicamentos artificiais. “Também é recomendado para pacientes com diarréia, desidratação e que sentem enjôos, como na gravidez e nos tratamentos de quimioterapia. Nesses casos, a aceitação é maior do que a da água”, afirma Graziela Souza. Quer mais? Combate prisão de ventre, dor de cabeça e malestar, ajuda a reduzir o nível de colesterol e a febre, hidrata e amacia a pele e serve como calmante.

NATURAL X INDUSTRIALIZADA 
Agora que você conhece profundamente esse líquido poderoso, deve estar se perguntando se vale a pena apelar para a versão em garrafas ou caixinhas. Então vamos lá. “É bom esclarecer que todo produto fresco conserva melhor seus nutrientes”, aponta Jocelem Salgado. “Contudo, como na água-de-coco os principais são o sódio e o potássio, não há diferenças significativas quando ela é engarrafada, uma vez que esses minerais não se perdem facilmente”, conclui a nutricionista.

O importante é ficar atenta ao uso de conservante, que deve ser evitado porque causa danos ao organismo. Para conferir basta ler os rótulos – nas versões ‘caixinha’ e ‘garrafinha’ a empresa envasadora deve apresentar na embalagem se esse item foi acrescentado ou não.

POR DENTRO DA ÁGUA-DE-COCOVeja as informações nutricionais da bebida natural, por 100 ml…
COMPONENTES
QUANTIDADES
Calorias
19 cal.
Carboidratos
3,72 g
Gorduras totais
0,2 g
Proteínas
0,72 g
Fibras
0 g
Vitamina C
2,4 mg
Sódio
105 mg
Potássio
250 mg
Magnésio
25 m
Cálcio
17,5 mg
* Valores aproximados (podem variar de acordo com o estado de maturação da fruta)

 

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui