O coqueiro cocos nucifera L. é uma palmeira tropical originária, provavelmente, do Sudeste Asiático principalmente entre as Ilhas do Oceano Índico e Pacífico e, encontra-se distribuída mundialmente em região intertropical.

No Brasil, segundo evidências históricas, o coqueiro gigante foi introduzido pelos portugueses, no ano de 1553, proveniente do Cabo Verde. Já o anão verde só foi introduzido em 1925, enquanto os anões amarelos em 1938 e vermelho em 1939, ambos provenientes da Malásia.

Hoje o coqueiro é cultivado em quase todo o mundo tropical, são 11,6 milhões de hectares plantados e 50 milhões de pessoas envolvidas com esta cultura.  86 países desenvolvem esta atividade. A Indonésia (32%), as Filipinas (21,2%) e a Índia (17,2%), são responsáveis por quase 71,9% da produção mundial de coco.

No Brasil o coqueiro é explorado predominantemente no litoral nordeste, em área estimada em torno de 300.000 hectares, ou seja, somente 2,58% da área cultivada no mundo.

O Brasil produz 1 bilhão de frutos, o que representa apenas 1,9% da produção mundial de coco. O volume de empregos gerados diretos e indiretos, segue na ordem de 1,7 pessoas/ha, o que é pouco, se compararmos com os 4,3 pessoas/ha, do resto do mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.